segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Barcelona - A Sagrada Família e o sufoco


Pois é... Gaudí era gênio. Mas mais genial ainda são as autoridades de Barcelona que nem querem ouvir falar em acabar de vez a obra da Sagrada Família. Não aceitam ajuda governamental, nem da UNESCO... nada. Só do povo. Cada um paga um tijolinho... Imagina o tempo que essa catedral vai demorar pra ser terminada.
A idéia é prolongar até quando der. Afinal, o que será da Barcelona se a Sagrada Família for concluída, hein? São milhares de pessoas que passam por ali a cada dia.
Eu não moraria jamais em Barcelona... por causa da Sagrada Família.
Imagine conviver com um marco temporal tão fodido desses, a lembrar, todo dia, que "você não vai viver pra ver isso pronto, señor". Credo! Você acorda, aquela sensação... "Hum... vou morrer antes de terminarem a Sagrada Família". "Nunca vou ver a parte final da igreja, que Gaudí levou uma vida a planejar". "Meus filhos e netos - pra quem os tem - tampouco verão a Sagrada Família concluída..."
Em resumo, a mesma sensação de finitude terrena que a igreja medieval queria transmitir aos crédulos. Somada à mesma sensação de fluidez e inconstância da vida na terra.
Eu, hein.
fora.
A catedral é linda, Gaudí foi um gênio, o arquiteto que acompanha a obra agora é outro gênio, mas eu quero me recolher à pequenez da minha pessoa, da minha mortalidade comum, sair pra rua, comer uma paella bem gorda e dançar muito.
Salut!

3 comentários:

Fê Ruça disse...

Um dia eu ainda me apresento a ela. E te conto como eu me senti.
=)

Eneas Neto disse...

Se a Trash engrenar, posso contar em capítulos pra você...

Martins,C disse...

Gaudí era um beco.